Friday, July 22, 2011

A Dor da Distancia


Viver fora é legal, abre horizontes, e cheio de novidades e rejuvenesce (pelo menos todo mundo diz que minha pele esta como de bebe ;-)) mas o mais difícil é ficar longe de quem se ama, familia e amigos... Não sei vocês mas qualquer coisa que envolva meus entes queridos me afeta tremenda mente.

Desde que mudei pra cá em 2006 eu perdi a Brenda (minha cadelinha Yorkshire) e agora o André, amigo de infância, tudo bem que tínhamos perdido contato a alguns anos mas a amizade e carinho continuam os mesmo. Não, não estou comparando uma pessoa a animal, ao que me refiro e a perda de um amigo.

Quem conheceu a Brenda sabe como ela era gente e companheira - tudo bem que ela gostava mais do papai e do Beto que de mim :) - mas era a alegria da casa, conquistou a todos de um jeitinho manso e carinhoso, e pelo menos para mim não tinha coisa melhor que chegar em casa e ser recepcionada por ela na porta de casa e agora quando chego não e mais a mesma coisa.

Na semana passada recebemos a noticia de que o André estava no acidente com o avião da NOAR. Ai, vem o 'shock' da noticia, a tristeza da perda, a impotência da distancia e a realização do tempo perdido pela quebra do contato com os amigos. Tempo esse que jamais volta ou como já disse Renato Russo "todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou...."

A maior lição que se tira com a perda de um amigo é de que devemos aproveitar e valorizar as pessoas enquanto estão vivas para que quando a perdemos tenhamos boas lembranças e possamos recordar com carinho dos momentos vividos juntos.

Se já é difícil confortar alguém perto, imagina de longe?! E pra quem está longe a impressão e que tudo não passa de um engano, é difícil entender o que aconteceu num sonho ruim e voce vai acordar e estará tudo bem, mas infelizmente a vida não e bem assim...

O mais difícil de viver fora do país para mim e não estar presente nos momentos importantes (nascimentos, batizados, casamentos....), saibam que não e por falta de vontade, mas por limitações outras. Não estou aqui me queixando, apenas comentando uma realidade para todos os expatriados como eu, por mais que tenhamos objetivos e certeza de nossas escolhas, não e uma decisão fácil e acarreta muitas perdas acarretadas principalmente pela distancia.

Por isso, aproveite o período de aplicação para imigração/visto de trabalho para curtir os seus. E uma vez que esteja aqui, use todos os benefícios que a tecnologia lhe oferece (skype, telefone, youtube, e-mail...) tudo ajuda a reduzir a saudade e aproximar as distancias. Claro não e mesma coisa de estar pessoalmente, mas ajuda bastante.

Também ajuda se você tem objetivos claros e pensou bastante antes de decidir imigrar. O dia a dia não é fácil e se você não esta seguro da sua decisão vai ser muito difícil e essa é uma das razões para o processo demorar tanto.

Eu sei que se conselho fosse bom não se dava, se vendia mas vou me arriscar a dar um conselho para quem estiver em processo de imigração. "Perca" bastante tempo decidindo se você realmente deseja morar em outro país e quais as suas verdadeiras razões. Pesquise bastante e converse com pessoas que já residam fora, informação e fundamental para uma decisão acertada.

1 comment:

Anonymous said...

Oi Déa, lia muito teu blog há uns anos atrás, e fui rever meus favoritos que nunca mais vi, e resolvi dar uma olhadinha no blog de novo. Que bom que tá mais atualizado rsrs, eu adoro ler blog das pessoas que imigraram daqui praí, principalmente quando é cearense.

Grande abraço e por favor, conta mais coisas daí! :)