Monday, November 5, 2007

Remember, remember the 5th of November....

Quem assistiu V por Vendeta vai entender o titulo, mas quem nao viu vai entender tambem, pq hoje - 5 de Novembro de 2007 - eu tirei minha carteira de motorista canadense, uuuhuuuu!!!!

Na verdade o processo comecou em Agosto quando eu fiz minha prova de conhecimento das leis de transito, tambem conhecida como teste de legislacao no Brasil. Esse teste nao e muito dificil e nao tem aquelas frescuras brasileiras de teste psicotecnico e blablabla (alias, nao sei ainda existe no Brasil, mas em milnovecentos e bolinhas quando eu tirei minha carteira - de primeira diga-se de passsagem - tinha).

Logo que eu cheguei em BC eu fui ao ICBC (http://www.icbc.com/default.asp) e peguei o manual com as regras de transito, mas a preguica de estudar, outras prioridades pra cuidar (arranjar emprego, mobilia etc) foram postergando a data do exame.

Em Agosto eu finalmente me decidi. Fui logo no dia primeiro fazer o teste e nao pude! Botaram o maior boneco dizendo que tinha que ter traducao juramentada da carteira de motorista brasileira e me deram uma lista de tradutores reconhecidos. Muitas ligacoes, raiva e $50 depois eu consegui minha traducao para tentar de novo no dia seguinte.

Dia 2 de Agosto la vou eu toda serelepe, na minha hora de almoco - aiiii que fome - espero meia hora e quando chega finalmente minha vez, nao posso fazer pq nao tinha uma xerocopia da carteira de motorista com o selo da tradutora atachada a documentacao. Peeeeeeense num odilio que eu senti. Tem nada nao, eu pensei, minha vinganca sara maligrina!!!!

Cheguei no escritorio, procurei os outros escritorios do ICBC, Gracas a Deus tinha um que ficava aberto ate as 7PM, fui ate la com minha papelada, mesmo correndo o risco de ser dispensada pq eu so tinha a xerox da carteira e nada de carimbo. Pense que eu fiquei ainda com mais raiva...

Mas nao foi pq eu fui dispensada nao, foi pq eles nem olharam pra traducao da minha carteira, simplesmente recolheram a minha brasileira e anexaram ao meu processo "quando vc fizer o teste de direcao, vc recebera de volta". Dai foi questao de 45 min, fiz o teste de legislacao, exame de visao e pronto, recebi minha carteira provisoria.

Vamos aos detalhes:
  • Knnowledge test (teste de legislacao): 45 minutos, questoes multipla escolha, feitos no computador apenas teclando o monitor. Como a minha carteira e classe 5, eu tinha que acertar 40 de um total de 50 questoes. Voce pode praticar o knowledge test na internet (http://www.icbc.com/licensing/opkt.asp)
  • Teste de visao: voce e colocado numa maquininha e pontos de luz sao ativados, de acordo com a codificacao que eles tem, se voce acertar todos, passa.
  • Avaliacao de saude: algumas perguntas basicas de doencas hereditarias e que podem alterar sua capacidade de direcao.

Voce sai do ICBC com uma carteira provisoria, ja com o seu numero de carteira de motorista, que e valida por um ano, o que lhe permite dirigir normalmente desde que acompanhado de uma pessoa maior de 25 anos e que tenha carteira de motorista.

Se voce e marinheiro de primeira viagem voce vai recerber uma letra L para botar na traseira do carro, seguinifica que voce e um New Learner e tem que dirigir sempre no carro com essa letra. Quando voce fizer o road test voce recebe um N dizendo que voce e um New Driver e vai passar um ano em probation (sendo avaliado), se depois desse periodo vc nao tiver nenhuma multa ou acidente, voce recebe a definitiva.

Vale a pena fucar o site do ICBC (http://www.icbc.com/), voce vai encontrar os manuais, pode praticar o knowledge test, pode pegar dicas dos examinadores, pesquisar auto escolas e muito mais. Outra coisa que voce faz online e agendar o Road Test.

O Road Test nada mais e que o teste de direcao. Com duracao de 60, o test consiste em dirigir pela cidade, em transito fluente e seguindo as orientacoes do examinador. E voce e quem tem que trazer o carro para o teste, se voce nao tiver carro tem que alugar de uma auto escola ou emprestar de um amigo, mas o carro vai ser vistoriado na hora e voce paga pela vistoria e pelo teste ($50).

No meu caso como eu nao tenho carro e tinha esses sholder checks, dobra a direira, hazards e blablabla, fora que eu queria matar o verme de dirigir, escolhi comprar um pacote de aulas e aluguel do carro ($345), valeu a pena. Eu tive meus vicios corrigidos (maos dentro da direcao ou rodar a direcao com a palma da mao quando disfaco, - mamae vai adorar isso - tenho mania de falar com as maoes, ai dirigindo eu faco a mesma coisa e solto a direcao, sholder check, me lembrar de dobrar a direita no sinal vermelhor e de reduzir a velocidade perto de escolas (como diz tio Valerio, meu pezinho e de chumbo....).

Como sempre tem os carrascos e tem os gente fina. O meu examinador foi gente fina, mas nao pense que ele passou a mao na minha cabeca nao, ele me deixou relaxada conversando um pouquinho, mas tava mesmo era testando minha capacidade de concentracao e multitarefa.

Quando eles saem do ICBC ja vao lhe avaliando. Aqui voce tem checar o carro antes de entrar e toda uma regra de ajuste do assento para garantir que voce nao vai se machucar se o air bag estourar. Ate a posicao das maos na direcao e instruida, tem que ser 10-2 se o carro nao tem air bag e 8-4 se tiver, como nos ponteiros do relogio.

Pelo amor do Santo Deus, nao esquecam de sholder check (sempre olhar sobre o ombro num angulo de 45 graus) quando mudar de faixa, for dobrar, estacionar ou sair com ou do carro. Outra coisa diferente e que aqui voce pode dobrar a direita no sinal vermelhor, a menos que tenha uma placa dizendo que nao. E tem toda uma tecnica pra dorar a esquerda, so falta mandarem voce tracar uma reta com esquadro e compasso... A velocidade e outra coisa que eles batem forte, e 50 na cidade 90 na estrada, mas se voce estiver passando perto de uma escola, reduza na hora pra 30.

Bom, mas depois dessa hora de stress, voltei ao escritorio do ICBC e recebi o veredito: Passou sem nenhum demerito. Ah, demeritos sao os pontos que voce vai perdendo no caminho, existem varias possiveis rotas a serem seguidas e cada rota tem uma pontuacao diferente dependendo do nivel de dificuldade, a minha valia 60 e sai dela do jeito que entrei, imaculada ;-)

Ai foi so tirar a foto e receber minha temporaria, pq agora so tenho que aguardar ate que minha carteira chegue pelo correio.

Links que vale a pena pesquisar:

http://www.icbc.com/
http://www.icbc.com/licensing/lic_utility_resource&man.asp
http://www.icbc.com/licensing/drivingtips/tips_index.asp
http://www.dtcbc.com/
http://www.valleydrivingschool.com/

Boa sorte.

3 comments:

Sandro e Família said...

Gostaria de parabenizar pelo sucesso na retirada da carteira de BC e agradecer pelo excelente post bem detalhado, que vai ajudar muitas pessoas que passarão pela mesma situação e tenho certeza que ano que vem quando estiver tirando a minha carteira em Vancouver vou ler as suas dicas antes.

Abração

Karol said...

Oi amiga !!!!

Em primeiro lugar parabéns pela carteira !!! Apesar de todos ps contra-tempos, vc tirou tudo de letra !!

Em segundo lugar, obrigada pelo post, vai ser muito útil !!!! Ele já vai para o meu link de favoritos.

Um beijão !

Karol

Eliane said...

Parabéns pelo sucesso, mais uma etapa vencida! Beijos. Eliane.