Saturday, November 10, 2007

Sobre mudar pro Canada...

Muitas pessoas me perguntam o que fazer pra vir pro Canada, se vale a pena vir passear ou estudar e ficar ilegal, se e facil arranjar emprego e outras coisas, por isso eu resolvi escrever esse post.

Gente, venha, mas venha LEGALMENTE. Eu nao conheco nenhum ilegal, mas baseado nas dificuldades que eu tive depois que cheguei eu entendo que ser ilegal aqui nao vale a pena. O custo de vida e alto, o risco e maior ainda.

Me diz uma coisa, como voce se sentiria vivendo com medo de ser descoberto? Tenho um amigo que morou mais de 5 anos nos US como ilegal e conversando uma vez ele me disse que era o pior sentimento possivel, toda vida que via um policial se aproximando ele se tremia, o trabalho nao era o que ele queria, mas nao podia mudar pq tinha a documentacao necessaria, queria ver a familia e nao podia ir ao Brazil....dentre outras coisas.

Quando eu resolvi vir eu estava tao desesperada pra faze-lo que pensei em vir ilegal, mas Deus e tao maravilhoso, que me colocou em contato com as pessoas certas que me fizeram ver que nao valia a pena o risco. So para voces terem uma ideai, se voce for descoberto e deportado, voce vai ficar com ficha suja em varios paises e talvez nunca mais possa voltar ao Canada.

Uma vez li uma estoria de uma brasileira do Mato Grosso que morava ilegal em Montreal por anos, ela era cabelereira e ja estava no segundo salao (o primeiro foi tirado dela pela socia e como ela era ilegal, nao pode fazer nada), pois bem, alguem a denunciou, passou uns meses na cadeia aguardando a deportacao e depois foi mandada de volta ao Brazil sem direito a retorno. Como ela dizia na reportagem, foi tratada como o pior dos criminosos.

Nao sei se estou fazendo muito sentido - tambem acabei de acordar - , mas o que quero dizer e: mudar para outro pais e decisao seria, e deve ser considerada e reconsiderada. Se voce quiser arriscar, arrisque, mas tenha em mente que voce vai receber muitos NAOS e esqueca a sua formacao e educacao, pq voce nunca vai poder exercer sua profissao (alguns profissionais que vem legalmente como medicos, odontologos, engenheiros etc, encontram dificuldade de trabalhar na area, imagine sendo ilegal?).

Pensa bem, voce esta deixando tudo que voce conhece e todos que lhe conhecem pra cair num lugar completamente desconhecido, que fala outra lingua (se vc vem pra vancouver vc perde a conta de quantas linguas se fala por aqui) e tem habitos e cultura totalmente diferente. Aqui voce e so mais um.

Ninguem aqui quer saber se voce foi o primeiro lugar na USP, se e profissional reconhecidissimo no Brazil, pra eles voce e uma pessoa que acabou de chegar e nao tem experiencia nenhuma no mercado canadense e que vai custar muitos $ pra treinar.

Especialmente se voce vem com criancas e eu desaconselho mais ainda. Nao entendo muito do assunto pq nao tenho filhos, mas entendo que voce vai ter dificuldades de matricular seus filhos em escolas, crianca fica doente com mais frequencia, fora que se machuca a toda hora.

Saude aqui e cariiiiiiiiiissiiiima, custo de vida (dependendo da cidade) e muito caro, e morar longe da familia, amigos e muito dificil, fora que aqui todo dia e uma batalha a ser venciada.

Gente voces nao tem ideia como e bom andar de cabeca erguida, com o vento ao seu favor e sendo tratado como um deles, e muuuuito bom. Como tudo na vida tem seu lado ruim, mas se voce esta correto, fica tudo mais facil.

Imigracao Ilegal e CRIME e se voce nao e criminoso no seu pais, pq ser em um pais desconhecido?

Por isso pense bem.

PS: Nao me pergunte como viver ilegal aqui, EU NAO SEI e sinceramente, quero continuar sem saber.

3 comments:

Sandro e Família said...

Parabéns pelo post e pelo posicionamento contra viver ilegalmente no Canadá.
Para os muitos que me questionam se vale a pena viver ilegal aí no Canadá agora já sei que blog indicar.

Abração

O Lacombe said...

Andrea,
iniciei o processo e imigracao no CIC. Vou com minha mulher e trigemeos. Quero ir pra Vancouver, onde estivemos em maio de ferias. Quanto tempo durou seu processo de imigracao?
Legal seu blog.
abracos.

O Lacombe said...

esqueci de habilitar meu email pra voce responder se puder.
obrigado