Saturday, August 25, 2007

"Presa" pela CBP dos EUA

Nao tinha nada planejado, alias tinha sido tudo cancelado, eu explico.

Alguns amigos e eu queriamos ir a Seattle passar o sabado 25 de Agosto, mas depois de muito vai e volta de que horas, como fazer, quem vai... acabamos desistindo, pois a fronteira leva cerca de 2-4horas para ser cruzada (as filas sao monstruosas mesmo, e impressionante) e com mais 3 horas de viagem a Seattle nao teriamos tempo algum para passear e conhecer... Ok, nao vamos esse final de semana...

Estava eu no aconchego do meu larrrrrr quando o Norman (meu amigo colombiano, SEM relacao com qualquer cartel que seja) perguntando que quero ir com ele aos EUA, pois vai fazer compras. Opa, corri para me arrumar, catei meu passaporte, PRC e fomos.

Ate ai sem problemas, tava com a documentacao na mao e tal... quer dizer, problema problema nao houve, mas como era a minha primeira vez cruzando a fronteira tivemos que descer do carro para entrar no predio da CBP (Customs & Border Protection).

Estacionamos o carro no lugar indicado, entramos no predio e esperamos na fila. O primeiro oficial veio, olhou os documentos e tirou onda por eu ser brasileira, mas de uma maneira gentil. Retribui com um sorriso e ele se foi. O segundo oficial nos recebeu muito bem tambem, fez todo procedimento numa boa e ficou conversando sobre o povo brasileiro que e agradavel, gentil e que tem vontade de ir ao pais....

Apos eu registrar minhas digitais, tirar minha foto, fui pagar a taxa devida e foi a que fiquei "presa" hahahhahha - brincadeira, eu explico:

O fato e o seguinto, quando voce cruza a fronteira a primeira vez, voce deve se apresentar ao oficial na fronteira para tirar uma foto e suas digitais, em seguida ele grampeia um papel/formulario no seu passaporte junto ao visto e da umas caribadas, esse formulario custa a bagatela de US$6, todo esse processo nao leva mais que 5 min. O que aconteceu no meu caso foi que eu so tinha cartao (credito e banco) mas nenhum dinheiro - pq a bonitinha aqui esqueceu de pegar antes de sair de casa.

Como o Norman tambem nao tinha nenhum dineiro em especie, ele teve que ir a cidade mais proxima pegar dinheiro e voltar para me buscar. Entao eles me pediram que sentasse e aguardasse, mas deixando bem claro que nao estavam me prendendo, apenas me recebendo como uma convidada ate que o Norman voltasse.

O que eu vi foi, todo mundo diz que os oficiais americanos sao grossos e arrogantes - e pra ser sincera vi alguns exemplos enquanto esperava - mas ainda assim se voce se mostra respeitoso, cordial e educado eles acabam lhe tratando da mesma forta. Outra coisa boa e o fato do brasileiro ter uma "boa reputacao" como povo cordial e acolhedor, entao todo mundo ja lhe trata com um sorriso enorme no rosto.

Em suma nossa viagem foi basicamente para jantar nos EUA, uma vez que as lojas ja estavam fechadas e nao valia muito a pena ir longe. Ah, se voce nao sabe os EUA sao meio que o "Paraguai" daqui (guardadas as devidas proporcoes), o povo cruza a fronteira como quem atravessa a rua, e todo mundo sabe que fazer compras nos outlets a caminho se Seattle e o que ha de preco bom, quando eu for dou mais detalhes.

Aqui vao minhas dicas preciosas aprendidas hoje: Quando for cruzar a fronteira, especialmente da primeira vez, certifique-se de que voce tem seu Passaporte, seu PRC (Permanente Resident Card - tipo de identidade do imigrante, normalmente recebido entre 30-45 dias depois de chegar ao pais como imigrante) e dinheiro em especie. Veja, eu so fiquei de castigo na fronteira pq nao tinhamos dinheiro em especie e o sistema estava fora do ar e eles nao poderiam processar nenhum tipo de plastic (cartao de credito/banco).

Mas mesmo com tudo isso, foi uma noite bastante agradavel e divertida :)

2 comments:

Unknown said...

Blé...
Enquanto isso os bonitões vêm aqui e se recusam a tirar as digitais, no país deles é um procedimento obrigatório e corriqueiro. Gozado né?

Então não foi dessa vez que você tirou uma fotinha com aqueles numeros e cara de assutada, né? :p

Bjos!

Karol said...

Eita amiga, por pouco né ?

Mas na próxima vez vai dar tudo certo :-))))

beijão