Tuesday, August 14, 2007

Agora posso conhecer os EUA

Agora e oficial, ja posso conhecer os Estados Unidos.

Depois de quase um ano enrrolando, pois podia ter pedido quando recebi meu visto canadense mas deixei pra fazer agora, finalmente me apliquei para o visto Americano e consegui rapidinho.

Pra quem ta a caminho do Canada, como imigrante pelo menos, o que todo mundo diz e que e facil conseguir o visto americano. Eu particularment como sou canguinha/mao fechada/muquirana (hahah) resolvi deixar pra depois e valeu a pena. Ai no Brazil o visto de uma entrada estava custando no ano passado $300 e o de multiplas entradas $500 americanos, aqui no Canada o valor cobrado para residentes permanentes e o mesmo para cidadaos, ou seja $100, sentiu ai?

A papelada e basicamente a mesma (DS-156, DS-157, DS-158 e provas de residencia, emprego, renda... fora o comprovante de pagamento da taxa), no mais voce marca uma entrevista - em geral para 32 dias a frente ou se voce for muito sortudo como um senhor que tava na minha frente, pra uma semana depois.

Bom a entrevista foi mais tranquila do que a entrada no consulado. Meu horario tava marcado para as 8:30Am e quando cheguei la tinha uma fila enorme com pessoas para o mesmo horario. Depois que passamos pelo detector de metal fomos direcionados para um caixa que separava os papeis e carimbava o recibo, de la subimos para os guiches.

A tolinha aqui pensando que ia entrar numa sala e o cara ia me encher de pergunta, me arrumei toda pra parecer gente (terninho e tal), que nada, e uma recepcao cumprida e espremida e uns quatro guiches, os caras vao chamando os numeros e vc fala com eles ali mesmo de pe. Ai e que o stress aumenta, pois voce fica vendo o monte de perguntas feitas aos outros e fica pensando quem vai lhe chamar - os passaportes sao entregues aos representantes aliatoriamente - e o que ele vai lhe perguntar.

Das duas uma, ou eu dei sorte com o cara que me chamou ou eu causei uma boa impressao com a carta da empresa, pq ele so me perguntou o que eu fazia aqui e o que eu fazia no Brazil e pronto.

Pense numa crianca feliz??? Acho que pelo alivio de nao ter sido complicado e de que agora nao preciso mais me preocupar com visto americano tao cedo, ate pq depois que eu tirar a cidadania canadense eu so precio do passaporte canadense e necas de visto ;)

Mas nao pense que voce sai de la com o passaporte carimbado nao, isso foi sexta-feira, hoje (terca-feira) eu fui receber meu passaporte e ta la no meu verdinho, visto de multiplas entradas por 10 anos. :)

PS: Mas se voce for fazer alguma coisa no consulado e bom deixar a bolsa, celular etc em casa, ou entao voce vai ter que deixar seus pertences na guarda de algum estranho, como eu acabei de fazer, pense no medo de sair e nao encontrar mais meu celular, uuuui!

Depois eu conto como foi minha primeira aventura americana, agora tenho que comecar a planejar por onde eu comeco, Las Vegas, Seattle, California....

2 comments:

Karol said...

Parabéns garota !

Depois eu quero saber tudinho das suas aventuras pelos EUA.

Beijão !

Anonymous said...

Aproveita para enviar uns postais para os amigos! :)

Bjos,

--
Eder L. Marques
http://blog.edermarques.net/
http://administrando.net/