Thursday, April 12, 2007

Comerciais e mais

Nao sei se voce gosta de comerciais, mas eu adoro. Assisto sempre que posso, mas meu proposito e mais por ossos do oficio que mero prazer. Anyway, o canadense e um povo muito bem humorado e vc pode ver nos comerciais como eles sao relaxados e engracados na forma como fazem propaganda.

Tem coisas que voce simplesmente nao acredita como filhotes de cachorro cantando "nao tem pulgas em mim, pode ter nos outros, mas nao tem pulgas em mim...", ou o homem das cavernas se sentindo insultado pq o anuncio do aeroporto diz que o produto e tao facil que ate ele consegue usar.

A lista e grande, mas o mais "chocante" pra mim foram os comerciais de remedios (naturais/homeopaticos/alopaticos...), se o comercial tem 30 segundos, 15s sao de efeitos colaterais, problemas deocorrentes e conselhos de "procure seu medico e discuta se esse remedico e adequado para o seu problema..."

Me chocou pq no Brazil o maximo que se diz e que "Indicacoes e Contra-indicacoes, vide bula". Fora que muitas vezes quando voce pergunta ao medico detalhes, ele da so uma explicacaozinha bem mixuruquinha e pronto.

Mas nao pense que os medicos aqui sao assim tao diferentes nao. Noutro dia fui a clinica pq queria remedio para colicas, eu so disse o medico que queria a receita e ele me mostrou uma lista de remedios e perguntou qual deles eu queria tomar. Nem perguntou e nem prestou atencao pra saber se eu ja tinha tomado algo antes ou o que eu tinha tomado antes.

Outra coisa engracada foi que quando cheguei na farmacia pra comprar o remedio, o farmaceutico demorou uns 5min preenchendo papelada, etiquetas, recibos, assinando... E quando terminou me perguntou quantas caixas eu queria do remedio.

O que eu entendi foi que, a maioria dos medicamentos precisa de receita para ser comprado, mas vc nao precisa de uma receita a cada compra, vc pode comprar mais de uma caixa por vez; mas alguns medicamentos tem quantidades limitadas e vai depender do seu problema e do nivel de dependencia que o remedio causa.

No geral voce pode comprar quase todo medicamento basico - dor de cabeca, termometro, febre, alergia... - aqui, e o preco acaba sendo parecido com o brasil. No meu caso, me arrependi de ter trazido minha farmacia, tem remedio la que eu nao vou usar tao cedo e a maioria dos remedios que usei ate agora (garganta, anti-termico) foi consumido pelo Shane, eu basicamente so usei os de enxaqueca.

Uma dica legal e, faca um check up completo HOJE, mesmo que vc so va imigrar daqui a um ano, assim voce tera uma visao geral da sua saude e pode comecar a tratar os problemas que tenha hoje e melhorar a saude.

No meu caso, um ano antes eu comecei meu tratamento de alergia com Dr Cateb, nao so melhorei a qualidade da minha respiracao, como cortei drasticamente as minhas crises alergicas e me sinto muito mais a vontade aqui. Para voces terem ideia, em 4 meses em Grande Prairie, convivi com diversas pessoas gripadas/resfriadas e nao tive nenhum. Nao podemos esquecer que alimentacao tambem conta.

1 comment:

Anonymous said...

Conheci o seu blog hoje, li todos os seus arquivos. Adorei a sua forma de escrever. Beijos , Eliane.