Saturday, April 28, 2007

Surtei mas amei e vou voltar na proxima estacao!!!

Galera, esse final de semana fui esquiar em Whistler.

Pra quem nao sabe, Whistler e uma das melhores montanhas do mundo pra pratica de esqui e fica a umas duas horas de carro de Vancouver. Pessoas de todos os lugaresm vem para Vancouver so para esquiar por la, como o tenis Andre Agazi e a equipe Brasileira de Snowboar que estavam por la hoje.

Bom, surgiu a chance a criatura insone que vos fala foi bater la. Pense ai, Cearense, nunca pisou num esqui na vida resolve ir para uma montanha com mais de 4.ooo ft de altitude esquiar, e doida ou o que? Pois bem, o dia tava pra la de iluminado, temperatura amena, perfeito e tava tudo indo bem ate que resolvi descer.

Deixa eu explicar melhor, pra quem nunca esquiou voce sobe de cadeirinha ate o topo, uma viagem que pra mim foi nauseante - fiquei tontinha vou nem mentir - depois que vc chega la em cima tem uma decida ate um restaurante onde tem outras duas cadeirinhas pra subir para duas outras graaaaaandes decidas, e como uma base de descanco, alimentacao e compras de ultima hora.

Pra chegar nesse restaurante ja nao foi facil, e como eu nao tinha a menor ideia do que eu tava fazendo, a galera achou um lugarzinho pra eu ficar praticando, me ensinaram a parar e a me equilibrar e eu fiquei igual aqueles carrinhos que tinha na decada de 80, bate e volta, bate e volta.

Ate ai tava tudo show, os meninos subiam e desciam apareciam para ver se tava tudo bem comigo, e voltavam pra esquiar - basicamente eles rodaram a montanha inteira - so que chegou a hora de voltar e minha unica opcao era subir a ladeira que eu tinha descido no inicio do dia e pegar a cadeirinha de volta pra vila. Ai, o bicho pegou!

Como eu era a unica que nao esquiava, fiquei de subir sozinha skis numa mao e as "bengalinhas" na outra e o resto ia me encontrar na vila ja que iam esquiando. Pois bem, estou eu subindo a ladeira e encontro uma inclinacao de quase 90 graus, olhei pra um lado ladeira, olhei pro outro uma ladeira ainda mais ingrime e pra quem nao sabe, as botas sao muito apertadas e vc fica praticamente sem mobilidade no tornozelo, quando eu me dei conta do que eu tinha que subir sozinha eu surtei de tal maneira, que nao conseguia mais me mover. Eu tinha medo de descer e me dar mal, eu tinha medo de continuar subindo e escorregar direto pra base da montanha e comecei a chorar, joguei tudo no chao e me sentei.

A sorte e que eu tinha acabado de passar por uma menina que tinha se machugado com snowboard e tinha um esquiador da Snow Patrol com ela e logo outros se juntaram aos dois, eu comecei a gritar por ele que veio perguntando se eu tava machucada. Eu tava tao apavorada que nao conseguia falar, tava meio que chorando e me tremendo toda, mas ainda assim consegui explicar o que tava acontecendo e ele foi logo tentando me alcalmar.

Dai a pouco me explicou que eu tinha que descer por onde eu tinha vindo pra poder pegar a cadeirinha e depois o skidooo ate a cadeirinha que me levaria para baixo. Pois bem, lavamos nos de esquis nos pes, tentando descer, eu me tremia tanto, tanto e so conseguia olhar pros esquis, daqui a pouco aparece outro patrulheiro e vamos os tres descendo, levamos mais de 15 para descer uma rampinha de talvez 45/50 graus de inclinacao.

A parte boa foi que eles foram o tempo todo ao meu lado e ainda me deram umas aulinhas de esqui, fora que eu dei uma volta de Skidooo de graca (vc pode alugar um pra dar umas voltas, mas vai te custar um bocadinho).

Moral da historia: NAO INVENTE DE SUBIR A MONTANHA SEM SABER ESQUIAR.

Mesmo com todo o medo do final, eu ainda quero aprender a esquiar e voltar la para fazer todo o percurso de ski e na proxima estacao eu vou ter aulas de ski. Ate pq a vila e linda, parece com Sao Jose dos Campos e Gramado (guardadas as devidas proporcoes, assim a Ana me disse, pq eu nunca estive em nenhuma das duas), e a vista da montanha e simplesmente de tirar o folego, vcs podem checar no link das minhas fotos (http://picasaweb.google.com/carvandrea) ou no site da montanha: www.whistlerblackcomb.com, nao sei se esse e o site oficial, mas tem bastante informacao.

So um detalhe, em 2010 as Olimpiadas de Inverno aconteceram em Vancouver e os eventos de Sky e Snowboar acontecerao la em Whistler.

Bom, agora vou descansar de minhas fortes emocoes e depois eu conto mais detalhes ou nao hahaahha.

No comments: