Friday, April 20, 2007

Tirando a Driver's License

Pois e, desde que cheguei aqui que eu digo que vou tirar minha carteira de motorista e nao tiro, mas e que da uma preguiiiiiiiica hahaha. Brincadeira, deixa eu explicar.

Nao e dificil tirar carteira de motorista nao, na verdade e ate facil e relativamente barato. Tudo que voce precisa e se apresentar no License Centre de onde voce mora (pelo menos em Alberta e BC e assim) levando sua carteira de motorista traduzida por um profissional certificado, no caso de BC voce pode encontrar varios no site do STIBC ou voce pode trazer a carteira ja traduzida, se nao me engano a carteira de motorista internacional emitida pelo Detran vale pra isso.

P.S: Por falar em carteira de motorista internacional, voce tira rapidinho no Detran da Maraponga, basta se apresentar com original e copia do RG, CPF, Comprovante de Residente, Carteira de Motorista emitida pelo Detran e pagar a Taxa (uns R$ 75), maiores detalhes no site do Detran.

Voltando ao assunto, como eu nao tirei a carteira internacional antes de vir eu tenho duas opcoes, pedir ao meu Dileto e Amado Pai e procurador que va passar um dia no Detran pra a carteira internacional pra mim ou procurar um tradutor aqui traduzir minha carteira, mas nao tenho ideia do custo ainda.

De posse da carteira traduzida, tudo que eu tenho que fazer e ir ao License Centre com dois comprovantes de identidade (PRC, Cartao de Credito, Passaporte) e marcar o Teste de conhecimento (+/- $35), que e basicamente legislacao. Passando nesse teste posso marcar a prova de rua (+/- $50) e a pagar a taxa de emissao da carteira (+/- $35).

But, como eu nao tenho carro ainda e nem trabalho, resolvi esperar mais um pouco ainda mais que descobri que eu posso tirar a BC ID, que nada mais e do que uma carteira de identidade da provincia, custa $35 e recebo em casa dentro de 3 semanas e que basicamente vai resolver todos os meus problemas.

Que problemas? Eu explico. Todo mundo sabe que quando se esta num outro pais devemos andar com o passaporte para que usar como identidade, certo??? Mas todo mundo sabe que o passaporte brasileiro custa muuuuuito dindim no mercado negro, entao perder ou ser roubado da problema grande. Sendo assim eu nao to muito afim de andar com o meu por ai.

Minha outra opcao seria usar o PRC, pois ele contem todas as minhas informacoes e trata-se de um documento reconhecido pelo governo canadense, o detalhe e que o PRC - pra quem nao sabe - e apenas uma especie de passaporte pro Landing Immigrant, com o unico proposito de mostrar aos orgaos de imigracao/fronteira de que vc tem visto permanente de entrada no pais, mas sinceramente eu nao me sinto muito a vontade com isso.

Sendo assim, no meu dia a dia eu ando com minha ID e Carteira de Motorista Brasileiras mesmo, tem minha foto, nome e dados e tem funcionado bem ate agora. Mas alguns lugares usam computadores para verificar a validade da documentacao, e ai que os documentos canadenses sao mais requisitados. Mas contanto que voce prove que vc e quem diz ser e que tem a idade que diz ter ta tudo bem.

Aqui estao os sites de carteira de motorista em BC e Alberta, mas pra ter mais detalhes olhem os sites das provincias, eles tem mais informacao do que imaginamos.

www.icbc.com
www.stibc.org
www.servicealberta.gov.ab.ca/index.cfm

Mas se voce ta pensando em chegar e ir logo tirando carteira de motorista, comprar um carro e sair rodando por ai, prepare a carteira. Em todo o Canada quem tem carro TEM QUE TER SEGURO, nao e como no Brazil que voce escolhe se quer ou nao, aqui carro que nao tem seguro nao tem placar (em BC e assim com certeza) e carro sem licensa aqui e towned (esqueci a palavra em portugues, pode???) e la vai mais prejuizo.

Tem mais, assim como no Brazil o seguro e baseado no seu historico de motorista, idade, sexo, blablabla, mas como voce nao tem historico no Canada seu preco sera beeeeeeemm carinho.

Voce pode achar mais informacao sobre seguros e tal nos sites abaixo:
www.caa.ca (Canadian Automobile Association)
www.aaa.com (American Automobile Association)

No comments: