Wednesday, May 11, 2011

Essa semana um amigo perguntou se  e dificil achar emprego no Canada, e ao mesmo tempo que respondia a ele, achei que tambem deveria dividir isso com voces.

O mercado de trabalho nao e facil e leva um tempo para arranjar emprego, especialmente quando se esta chegando aqui e ninguem conhece as empresas onde voce trabalhou ou escolas em que estudou. Networking aqui e muito importante, na maioria das vezes e quem voce conhece que resulta em emprego. Por quem voce conhece, entenda a pessoa que te recomenda e apresenta a empresa contratante, mas entenda que isso tambem nao significa emprego garantido.

Uma boa e olhar as vagas disponiveis no www.workopoli.ca ou no www.monster.ca. A facilidade/dificuldade de emprego tambem varia de acordo com a Provincia e tipo de emprego que voce esta buscando. Provincias como Newfoundland and Nova Scotia tem mais subsidios e oportunidades de emprego, com custo de vida mais baixo e salarios mais altos, o downside disso e que o clima e mais frio no inverno...

Tem dois tipos de visto que voce pode buscar: Imigracao ou Trabalho. O visto de imigracao costumava levar uns 18 meses e acho que o de trabalho leva um tempo similar, para maiores detalhes melhor consultar www.cic.gc.ca. Todas as informacoes sobre vistos estao a, ja fazem quase 6 anos desde a minha aplicacao para o visto e depois que cheguei aqui as regras mudaram, por isso a melhor fonte e o site do CIC.

Adaptacao ao Canada varia de pessoa a pessoa, para mim nao foi problema algum, me senti em casa desde o primeiro momento e olha que cheguei aqui no inverno em -22C. A maior diferenca para mim foi a quantidade de roupa para vestir, fora isso, nao senti nada muito fora do comum nao.

Ta certo, a comida e diferente e a forma como as pessoa vivem, mas isso que faz tudo melhor. Voce conhece novas coisas e descobre muitas outras sobre voce. All and all, eu diria que vale a pena, mas vai de cada um, eu tenho amigos que nao suportam os dias cinzentos e chuvosos de Vancouver, eu ADORO...

Por hoje e so galera, mas depois apareco mais um pouquinho, espero que esse comentarios ajudem.  See ya.

1 comment:

Anonymous said...

Aw, this was a really nice post. In idea I would like to put in writing like this additionally - taking time and actual effort to make a very good article… but what can I say… I procrastinate alot and by no means seem to get something done.