Saturday, May 21, 2011

No piece of cake...

Well, alguns amigos sempre me chamaram de doida e agora comeco a me convercer que talvez eu seja mesmo, duvida? Entao que diz que pessoa em sa conscience resolve estudar e trabalhar ao mesmo tempo no Canada? So a louca a que vos escreve mesmo :D

Nao me entendam mal, nao estou reclamando, e apenas uma constatacoa da dura realidade e saudades do meu tempo de Unifor/UECE, quando penso que em um semestre cheguei a fazer 9 cadeiras, trabalhei e nao reprovei em nenhuma disciplina, passando com boas notas; hoje faco somente uma disciplina e ta dificil de acompanhar o ritmo.

Basicamente, aqui ou voce e estudante profissional ou pena muito para dar conta. O sistema de notas e bem diferente vai de F a A, o F sendo a menor nota e A a maior (adivinha qual a minha favorita? Tambem combina com meu nome :D). Essas notas ainda tem variacoes entre - e +, onde o menos indica que voce tirou a nota mas nao exatamente, ja o + indica que voce atingiu a nota  e mais um pouco.

O Gradiente Academico muda de acordo com a provincia, nivel educacional (colegio ou universidade), instituicao e curso. Abaixo a tabela de notas em BC.

Letter Percent
A 80–100
B  68–80
C+ 66–68
C 60–66
C− 50–59
D 0–49 (temporary)
F (Fail) 0–49 (permanent)

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Grade_%28education%29#Canada

O GPA, uma especia de media das notas e muito comumente usado pelas universidades como criterio de selecao para cursos universitarios e pos-graduacao, e a primeira pergunta que lhe fazem quando voce tenta uma vaga. O GPA vai de 0 a 4.

Se voce tem intencao de estudar quando chegar no Canada, se prepare, tendo uma formacao universitaria pode facilitar a entrada em uma univerisadade, mas ainda assim e necessario provar suas notas e diplomas brasileiros. Algumas universidades como a SFU fazem a propria avaliacao do Diploma/Curriculo, outras como a UBC requerem a validacao dos documentos por um orgao canadense e seus custos com isso serao de no minimo $500 dependendo do numero de copias requeridas.

Outro ponto importante e, muito chato na minha opiniao, e que voce nao pode entregar uma copia do seu diploma/historico; as universidades requerem que os documentos sejam enviados diretamente a elas pela universidade em que voce estudou no Brasil. Ai e que comeca a ser complicado. Se voce estudou em universidades do estado e federal como eu, sabe que os processos sao burocraticos e demorados, especialmente porque as Federais requerem um boletim de ocorrencia indicando que voce perdeu ou foi roubado seu diploma para poder fornerce um novo.

Last but not least, Ingles. Voce tem que ter um excelente nivel de proficiencia em ingles para entrar na universidade, o que voce pode comprovar com o Toefl ou outro teste de proficiencia. Em alguns casos se voce conversar com o Programm Advisor do curso escolhido, comprovar atraves de documentos em ingles escritos por voce e pela sua entrevista que voce tem o conhecimento suficiente para entrar na faculdade, voce pode ate ser aceito sem o Toefl, mas isso e muuuuuuuuiiiiiito dificil.

E nem pense que voce vai poder usar textos de outras pessoas para fazer isso, Plagio (ou Plagiarism em ingles) aqui e assunto serissimo e todo inicio e semestre eles relembram as regras que constituem plagio e as consequencias do ato. Na minha universidade por exemplo as regras ficaram ainda mais rigorosas quando foi decoberto que 44 alunos da escola de Negocios (Administracao e Economia) haviam cometido plagio (http://media.www.thestrand.ca/media/storage/paper404/news/2002/11/06/News/FortyFour.Counts.Of.Plagiarism.Charged.At.Sfu.One.Year.Later-317965.shtml), como resultado os alunos foram condenados e a universidade adotou uma politica de Tolerancia Zero para com o assunto.

Voce deve esta pensando, mas e e caro estudar aqui? Sim, bem carinho. Dependendo da sua renda o governo oferece Student Loan, o equivalente ao Credito Estudantil brasileiro que voce so comeca a pagar depois que se forma. Os bancos tambem oferencem Studen Credit Line, mas esses sao um pouco mais complicados se voce e recem chegado porque nao tem como comprovar bens que garantam o emprestimo e vai precisar de fiador.

Para os que se interessam em estudar no Canada, aqui estao alguns links interessantes:

http://educationplanner.ca
http://www.bctransferguide.ca
http://www.ets.org/toefl
http://www.cic.gc.ca/english/study/index.asp

Vale lembrar que minha experiencia universitaria e toda em British Columbia e as regras mudam de provincia a provincia. No mais e se informar e se preparar. E possivel estudar e trabalhar, mas vai requerer muito esforco, determinacao, disciplina e dinheiro, como eu nao tenho nem metade dos requerimentos eu so posso ser mesmo doida, ne?

PS: Nao pense em que seu passado e esquecido. Notas baixas, fechar cadeira no meio do semestre, reprovacoes, podem e vao constar do eu historico e sao criterios de eliminacao de candidatos.

No comments: