Sunday, February 11, 2007

Bancos e Cartoes

Tudo aqui se paga com cerditcard, o mais aceito e Visa, todo lugar aceita e a cultura aqui e usar pra qualquer compra mesmo de valores pequenos. Para quem e cliente American Express existe uma opcao no website do Canada chamada Global Transfer (http://www.americanexpress.com/globaltransfers/global_card_transfer_en.shtml), que permite que voce mesmo faca a transferecia e caso tenha algum problema basta ligar que eles tiram as duvidas.

Abrir conta em banco nao foi muito dificil, bastou agendar um horario no banco e levar meus documentos e na mesma hora abri minha conta, fiz meu deposito e sai da agencia com 3 folhas de cheques (eu optei por nao ter cheques e eles me deram apenas para emergencia, se eu quiser mais tenho que mandar um formulario solicitando ao banco) e cartao temporario.

No meu caso escolhi um banco proximo a minha residencia, mas existem bancos muito bons, mas analise qual se identifica mais com seu perfil, pois cada um tem taxas e formas de cobranca diferenciadas, mas basicamente sao dois tipos de contas, savings e chequing e tem as modalidade onde voce nao paga nada por mes, paga apenas quando fizer uma movimentacao e tem outras em que vc para $4 ou mais dolares e tem direito a um limitado de transacoes por mes. Normalmente as transacoes chamadas sao retiradas de dinheiro, seja saque ou pagamento.

Outra coisa, como vc ta chegando e nao tem historico de credito, eles provavelmente nao vao se dar ao trabalho de pedir seu historico no Brasil, basicamente pq o custo nao compensa. Sendo assim, a melhor coisa e abrir sua conta e ver com seu consultor no banco se pode pedir um cartao de credito imediatamente ou se tem que esperar arranjar emprego. Se a sua opcao for arranjar um emprego primeiro, nao se preocupe, assim que vc arrumar emprego entre em contato com o banco (pode ser ate por internet) e preencha o formulario em 3 ou 4 semanas voce vai receber seu cartao no seu endereco.

Aqui vao alguns links de bancos para sua pesquisa:

www.fin.gc.ca/fin-eng.html
www.cibc.ca
www.bmo.com
www.rbcroyalbank.com
www.tdcanadatrust.com
www.bank-banque-canada.ca
www.cwbankgroup.com
www.scotiabank.com

So mais uma coisa, se voce e uma pessoa internetica vai preferir seu extrato online, certo? Tudo bem, nao tem problema, mas so coloque o extrato online depois do primeiro mes, pois voce vai precisar de comprovante de residencia e nada melhor que uma carta do banco, da credibilidade.

1 comment:

Anonymous said...

Olá!!!!
Vc não sabe como eu estou feliz em ler as suas histórias. Estava falando com a Karol hj e ela me deu o site.
Bom saber que vc tá bem e q não perderemos o contato.
Bjus
Alessandra