Sunday, February 4, 2007

E eu fui pra Alberta...

Pois e, para quem tava planejando ficar em Quebec, minha mudanca foi bem drastica, mas... whatever, as vezes a vida e assim mesmo.

Bom, a viagem foi tranquila so demorada, 9:45h, 4 avioes e 3 aeroportos (Quebec, Montreal, Calgary e Grande Prairie) depois cheguei a Grande Prairie, AB. A cidade e pequena mas bem movimentada, tem cinemas, boates, bares, Shopping Mall e inumeras lojas de departamento, mas as minhas favoritas sao as de descontos, vc acha muita coisa legal a um precinho pra la de camarada.

Bom, quando cheguei procurei logo o servico de imigracao, que por sinal fica no centro da cidade ou downtown, que por sinal e 5 min de onde eu moro; traduzido, nosso apartamento e bem no meio de tudo, assim posso ir a todos os lugares rapidinho, pq so ando 5 min e chego a central de onibus. Assim como em Quebec, voce pode comprar o passe para a semana , dia ou mes, que foi o que eu fiz e rodo quantas vezes quizer pela quantia de $ 54.00 ao mes (o passe diario custa apenas $2).

Ah, outra coisa que eu notei foi que os onibus aqui tem um sistema de rebaxamento pneumatico, ou seja, o onibus desce ao nivel da calcada para que pessoas com dificuldade ou carrinhos possam subir - e muito comum ver velhinhos andando na rua com os andadores - fora que os motoristas esperam as pessoas se acomodarem antes de dar a partida que NAO E abrupta como no Brasil, quem ja andou de onibus sabe do que to falando.

Sem falar que os onibus sao equipados com mapas da cidade, que explicam as rotas, as paradas que o onibus e os horarios que o onibus passa nos principais pontos, assim e facil se programar com os horarios de saida e de chegada e voce nao precisa congelar nas paradas - detalhe, os mapas sao de graca, e so entrar no onibus e pegar quantos quiser, eu tenho um em cada bolsa, pq e tambem um mapa completo da cidade, mostrando os principais pontos e lojas, voces nao tem ideia de como isso facilita a vida.

Em Quebec tinham varias paradas aquecidas, mas aqui algumas tem um abrigo de vidro pra proteger do frio. De qualquer forma voce so precisa estar parado no ponto de onibus que o onibus para, nao precisa dar sinal nem nada.

As pessoas sao muito gentis e sempre sorridentes, mesmo cometendo erros de ingles ou frances, todos fazem forca para lhe entender e ajudar, as vezes atem ajudam corrigindo os erros.

O clima nao e dos melhores, e bem frio aqui, a media e entre -20C e -30C, mas com o vento a sensacao termica cai pra mais de -40C. Mas nao se assustem TUDO tem aquecimento aqui, carros, casas, lojas... O que precisa e de um bom casaco/jaqueta, ai nao tem problema, mas um dos meus truques quando eu to andando e ta muito frio e procurar uma loja e entrar um pouquinho so pra me aquecer e depois continuo, hahha.

Outra coisa, vale a pena sim trazer roupas do Brasil, mas e melhor gastar um pouquinho mais de dinheiro e comprar coisas boas e basicas, como sweters e blusas de malha de mangas compridas, pq o clima muda muito e nao adianta pensar que compra quando chegar pq vc nao vai acreditar nos precos, um bom casaco de frio (columbia por exemplo) pode custar uns $300 ou mais no inverno, mas ao fim da estacao cai quase em 100% no preco.

Por isso, e melhor vir preparado para segurar as pontas por um tempo. O truque e usar "layers" como eles dizem aqui, sao varias roupas sobrepostas, assim voce pode ir tirando ou vestindo conforme o clima. Ah, quando comprar jaquetas/casacos, compre sempre um tamanho manhor, assim e confortavel para usar layers e nao e tao grande, quanto mais justa a roupa mais conserva calor.

Fora que uma boa roupa de frio deve ser impermeavel, a prova de vento e respiravel. O lining (forro) e muito importante tambem, pode ser down, fethers ou poliester, mas se nao for at least water proof/wind proof fica complicado pq o vendo passa pela roupa e voce fica comfrio.

Para mim o grande problema ainda sao as luvas. Ja procurei, mas aind nao achei uma que me mantivesse realmente aquecida, todos me dizem que tenho que optar pelas mitz, que sao aquelas luvas onde os dedos ficam todos juntos, assim mantendo o calor por mais tempo. Anyways, quando eu acho uma boa nao tem meu tamanho, quando tem meu tamanho nao gosto do preco. Dica: vale a pena optar por boas luva/mitz e gastar um pouco mais nesse quesito pode ser uma enoorme diferenca - mas eu ainda to muito muquirana pra isso, por isso uso outro truque: uma luva mais fina por dentro da grossa.

Bom, depois escrevo mais.

1 comment:

Karol said...

Andar de ônibus aqui, é realmente um caos. O degrau é muito alto, o motorista não espera quando a gente sobe (dá logo uma arrancada e seja o que Deus quiser, e olha que as vezes ele acha que está em uma pista de formula 1 e fica "cortando" todos os carros). O acesso é muito complicado para o idoso e também para as pessoas que tem alguma dificuldade de locomoção. Sem esquecer que esse sistema que temos pra pagar a passagem, tb acho a maior furada. Por exemplo, as gestantes podem subir pela porta da frente, mas tem que atravessar o ônibus inteiro para poder pagar a passagem, que vantagem é essa ? Escrevi demais hein ! Mas aí vai o meu desabafo :-P

beijão !