Sunday, February 11, 2007

Pesos, Medidas e Moedas.

Uma coisa que me deixa doida aqui e sao os pesos e medidas. Pra nos e muito simples, e Kg, M, Km, aqui nao, aqui sao miles, pounds, ounces, libras, feet e por ai vai - e tenta fazer meus queridos Tico & Teco raiocinarem a conversao; os coitados ficam dando voltas em circulos e se perdem.

Me desculpem as assumidades matematicas do Ceara, mas eu nunca fui muito boa com pesos, medidas e distancias no nosso sistema "facim", quem diria tendo que entender dois ou tres sistemas de medida diferentes??? E como eu sinto aqui pois pra uma coisa e libra outra e ounce outra e pound.

Por exemplo, fui me pesar na academia e pensei que tinha virado uma elefanta, eu tava pesando 134,3 pounds, quase me desesperei, ai lembrei que meu celular tem conversor de medidas e pesos, corri pra ele e converti ufaa.... to pesando so 60kg e um pouquinho, fiquei taooooo felizzzzzzz.

As datas sao um problema, mas nesse caso nao e pq o T&T nao se entendem, mas pq o povo aqui nao se decide. Tem gente que escreve MM/DD/AA, outros AA/MM/DD, outros DD/MM/AA. Isso e coisa de doido, imagina ai: eu no escritorio com toneladas de papel para digitar no sistema e tendo que identificar se o 01 que o cara usou e do mes ou do dia, o que eu ja erreeeeeei, voces nao fazem ideia.

Por isso quem tem os mesmos problemas que eu - eu me refiro aos pesos e medidas - e melhor comecar a estudar essas coisas, pode procurar os livros de matematica do primario e comecar a estudar, pq isso faz uma diferenca doida na hora de comprar comida, falar sobre reforma ou outras situacoes que envolvem.

Ah, nao podemos esquecer ainda que existem 4 fusos horarios no Canada, vamos ver se eu lembro todos: Pacifico/Mountains/Central/East, acho que sao chamados assim. Pra voce ter uma ideia, meu fuso para Quebec e de menos 3H, e Toronto 4H ou 5H (nao lembro direito), ja com relacao a Vancouver estou a quase 2H a mais.

Sem esquecer das temperaturas, mas essa e facil ja que aqui o povo faz a gentileza de usar o C ao contrario dos US que usam o F, mas se tiver duvida olhe www.weather.ca, esse tem que ser seu melhor amigo no canada, pois tem a condicao do tempo a cada 30 segundos atualizado e NUNCA saia de casa sem dar uma olhada antes, pois vai lhe dar uma otima ideia de como se vestir e do melhor caminho. Se vc nao tiver internet nao tem problema, eles tem um canal na TV (46) que so passa tempo o dia inteiro, da no mesmo que checar na internet.

Outro problema sao as moedas, voce ja ouviu falar em Luni ou Tuni??? Nao sao meus neuronios nao, sao os nomes que os Canadenses dao as moedas de $1 e $2 respectivamente. Ah, os "dinheiros" aqui sao basicamente moeda/cedula ou cartao, quanto as moedas sao de: $.01, $.05, $.10, $.25, $1 e $2. Ja as cedulas sao de $5, $10, $20 - ate agora nunca vi nenhuma cedula maior que essas.

PS: Aqui eles nao escrevem o zero na frente do ponto; a virgula indica valores na casa dos mil e quando o valor vai ate a centena a marcacao e com ponto; e eu nao escrevi errado nao, os valores sao escritos como eu coloquei acima mesmo.

1 comment:

Karol said...

Meu Tico e Teco tb entraram em curto circuito agora, pense... :-P