Thursday, February 8, 2007

Bom... vamos falar de trabalho, ne???

Assim que cheguei em GP fui logo procurar o Service Canada, o escritorio do governo de apoio ao imigrante, para eles nao importa se voce e imigrante de outro pais ou provincia, eles vao te ajudar a tirar documentos, encontrar emprego, se estabelecer e tudo mais. O pessoal e muito atencioso, mas o horario de funcionamento e de 9 AM as 4 PM e normalmente voce deve agendar um horario para se recebido pelo conselheiro, mas ainda assim, pode usar a biblioteca, internet e ter uma serie de outras informacoes.

Foi nesse escritorio que eu fiz um workshop de curriculos. Esses workshops sao oferecidos de acordo com o calendario do mes e agendados previamente, assim eles podem limitar o numero de pessoas e dar atencao individualizada a cada pessoa. Apos o workshop os rascunhos sao levados para digitacao e vc recebe uma copia em disquete e 10 impressoes dois dias depois. Caso voce precise imprimir de novo vc paga uma taxa de $2, mas se for so xerox, vc pode fazer 10 por dia (gratis).

No meu caso, apos fazer meu curriculo falei com a conselheira que me desaconselhou a pegar survival job e procurar algo mais ao meu nivel, ela mesma selecionou umas 3 empresas e me colocou num carro com um funcionario do governo para ir as empresas deixar meus curriculos e assim passei o resto da manha. Isso foi na quinta-feira, na sexta a primeira empresa que visitei me telefonou me convidando para trabalhar como Data Entry Clerk (algo como digitadora e arquivista), onde estou ate hoje, fiz um mes semana passada.

O que nao tem nada a ver com minha formacao, mas e um comeco e posso aprender muito no ambiente coorporativo, fora que e uma empresa jovem em idade (20 anos) e de espirito, a faixa etaria dos funcionarios e de 20 e poucos anos ou mais de 40, estranho, mas funciona. O clima e cooperativo, alegre e bem relax, nao preciso me empetecar toda pro trabalho e as pessoas me tratam com muito carinho.

Na minha primeira semana tivemos tempestede de neve, ai liguei avisando que ia me atrasar, eles me ofereceram carona e me surpreendi quando vi o dono da companhia na minha porta para me levar ao trabalho. Fora que uma colega se ofereceu para me dar carona durante os dias seguintes - detalhe, ela mora do outro lado da cidade e precisa sair completamente do caminho pra me pegar. Outra surpresa foi quando perdi o onibus semana passada e me atrasei pro trabalho, liguei avisando e peguei o onibus seguinte, sabe o que minha chefe disse??? "Todos nos dirimos, pq nao pediu que alguem fosse lhe buscar? Da proxima vez ja sabe, e so ligar e pedir que alguem vai lhe pegar" e ela nao tava me repreendendo nao. Ja viu isso no Brasil?

Mesmo nao sendo na minha area, o trabalho e muito bom e me divirto bastante com todo mundo, especialmente minha chefe - acredite se quiser, ela tem apenas 21 anos - que e um barato e muito parecida comigo, acho que se nao fosse por ela seria bem mais dificil me adaptar a funcao, pq e muuuuuuuito operacional.

Mas vale ressaltar que eu dei sorte, pois vim direto para Alberta, numa cidade onde a oferta de emprego e muito grande, fora que meu nivel de ingles e muito bom e assim foi rapido e facil pra mim, o que nao siguinifica que sera a regra, nem a excessao. Mas mesmo assim, o investimento na lingua ou linguas e o conhecimento da regiao onde se quer morar deve ser uma prioridade.

1 comment:

Karol said...

Oi amiga !!!!

Legal saber que eles não se importam se a pessoa vem de uma outra província. Isso tira a minha dúvida (e a de muita gente) sobre o fato de ter feito o processo por Quebec e não conseguir ter uma chance fora dela. Fico feliz por vc estar gostando do emprego, realmente uma realidade bem diferente, tanto em relação ao que vc fazia aqui no Brasil, como a caracteristica da empresa. Ahh se eu conseguisse uma caroninha pelo menos uma vez na semana, seria show de bola !!!! rsss

beijão